domingo, 4 de abril de 2010

Práticas de leitura : Leitores e Leituras para quê ?

Ao observar os textos disponíveis nos livros didáticos de Comunicação e Expressão, ainda percebo o quanto são distantes do mundo do aluno,descontextualizados da sua prática social.
No meu ofício,percebo que a compreensão de texto é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos alunos.No cotidiano,o professor escolhe um texto interessante para prender a atenção do aluno-leitor,lê,faz e ouve comentários.Os alunos se contentam com um entendimento superficial e pronto.A realidade é que a forma como o texto é abordado na escola,em geral,não leva à produção de sentidos.Não abre um espaço para o diálogo entre o texto e leitor.Diante desse comportamento dos docentes,sugem algumas indagações : Leitores e Leituras para quê ? Que leitores pretendemos formar se temos práticas mecânicas de aprendizagem ?
Acredito que esse método de ensino gera a passividade dos jovens leitores,criando uma atmosfera monótona na sala de aula.Desta maneira,as práticas tradicionais de leitura,no âmbito escolar,continuam prevalecendo,configurando um cenário vicioso,difícil de alterar.
Refletir a leitura como formação implica pensá-la como atividade que está relacionada ao sujeito leitor consciente,crítico e criativo,dinamizado nas diferentes práticas de leitura escolar.Então,é preciso que os educadores se conscientizem da necessidade de mudança na relação cidadão-sociedade,pois assim podem-se valorizar diferentes leitores e leituras.

Rosangela De Gino.

3 comentários:

  1. Esse texto é uma reflexão a respeito do tema leitura, resultado da experiência ao longo da minha trajetória como pesquisadora e docente.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog. sou graduanda em pedagogia e realizo um trabalho de pesquisa sobre a leitura nas séries iniciais. Fico feliz que existam profissionais como você que acreditam na educação e no educando.
    Parabéns, meu blog é www.profdorismendes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ro a maior dificuldade é que a maioria dos professores não são leitores e, não podemos dar o que não temos... Se não leio, não posso contagiar o outro a ler, o aprendizado é algo que tem que sair lá de dentro do ser... é isso que chamamos de dom quando algo sair de nossas entranhas e somente assim esta força, esta energia contagia o outro... estou adorando seu blog... Parabéns! beijos imensos

    ResponderExcluir