terça-feira, 1 de novembro de 2011

Um lindo pôr do sol

Era  domingo cinco horas da tarde, sentada numa pedra grande eu observava o agito das ondas do mar batendo nas grandes rochas. Aquele vai e vem das ondas me dava imensa paz e  me transportava para o passado onde  dava grandes mergulhos. O som dos cantos dos pássaros, a comida que saboreava, peixe frito com farofa e uma salada à vinagrete, ao lado de pessoas que demostravam paz e felicidade. Era tudo maravilhoso.Lembranças de brincadeira de rodas, picula, amarelinha, risos dos meus amigos. De repente um grande ruído nas rochas, são as ondas do mar batendo nelas e mun segundo olho para aquele imenso céu azul e vejo um maravilhoso pôr do sol amarelo-alaranjado é tão estonteante e eu digo admirada -''Meu Deus''. Dai vou embora para casa.    


Aluna : Raquel Santana Ferreira                                                        

O Medo

É  noite, tudo está escuro, a chuva cai, forte e frequente, junta-se a ela um barulho que assusta a pequena " Bia " que desperta chorando e exclamando: - Tia o que é isso ? Ladrão ?- Não filha, o barulho é da chuva e de moto, deve ser o jornaleiro desempenhando o seu trabalho fazendo a entrega dos jornais. 
   São 04 horas da madrugada, vá dormir filha, o que ela após ouvir algumas histórias e ser acalentada, despede-se: _ Boa noite tia, adormecendo a seguir.



Aluna - Marinalva Alves dos Reis Fraga.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Caminho para a Felicidade

      É sábado, acordo cedo com o canto inssistente de alguns bem-te-vis. O dia está ensolarado, me convidando para sair. - Aceito o convite.
      Um ônibus me leva para o meu destino. Desco e entro no zoológico. Estou só...
      O cheiro das plantas invade meus pulmões, sedentos de ar puro. Paro para olhar uma flor de colorido exuberante, e logo em seguida me detenho admirando as jaqueiras carregadas de frutas maduras. Ah! Esse cheiro me faz querer saltar em um dos galhos e abocanhar uma jaca grande e bem madura. Percebo que ali, só os macacos barulhentos e os passarinhos, podem realizar meu desejo. Em seguida olho o pôço com peixinhos de cor cinza. Continuo o meu trajeto, só que diferente das outras pessoas, eu faço o caminho contrário, pois o meu objetivo é outro. 
     Observo rapidamente os ursos e chego até os flamingos, com suas pernas longas e secas, mas no geral de uma cor maravilhosa. Não lembro de ter visto uma ave assim quando criança.    
     Enquanto caminho medito nas criações de Deus.
     Agora subo uma pequena ladeira que dá acesso aos felinos, que hoje estão acordados e agitados. Uma onça negra me encara e eu imagino o que se passa em sua mente de animal : -Olha quantos petiscos ali fora! Desviu o meu olhar e sigo. Escuto algo! Parece alguém me chamando: -Irá! Olho ao meu redor e vejo o autor do chamado. É um pavão se exibindo. Estando longe, ainda escuto o seu chamado : - Irá!
    Me desviu das cobras, e finalmente chego onde eu queria.
    Estou no ponto mais alto do zoológico. Encosto em um coqueiro, que para meu alívio, está sem cocos.
    Ali estou eu, em um dos meus cantinhos preferidos. Na sombra daquele coqueiro e tendo o vasto mar a minha frente, é ali que podem me achar vez por outra. Percebo então, que um simples passeio como esse, pode ser um caminho para a felicidade.

Aluna - Iraildes dos Santos Correia

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Violência nas Escolas

A violência nas escolas atualmente é um assunto que preocupa toda a sociedade.  Infelizmente,hoje vemos o crescente aumento da violência nas escolas públicas e também nas particulares,não pensem que só a classe menos favorecida  que está nessa situação.Vemos diariamente nos nossos veículos de comunicação que os adolescentes estão muitas vezes indo à escola armados,com a triste intenção de ferir e até matar outros alunos.Também temos relatos de crianças que apanham ou são discriminadas porque são bons alunos.Muitos culpam os pais,mas a maioria deles têm que trabalhar para sustentar a família,muitas delas sustentadas pela mãe,outros culpam o poder público por não dar o suporte necessário para que nossas crianças e adolescentes possam ter lazer e uma boa educação.É nosso dever como cidadãos fazer com que nossos jovens possam frequentar a escola para serem educados,adquirir conhecimentos e não para aumentar as estatísticas de violência nas escolas.

Aluna: Rosangela Conceição de Oliveira                                   

Cigarro Mata

Não imagina,detesto a falta de consideração das pessoas que fumam sem respeitar as que não  fumam. sabendo que o cigarro é uma droga que traz,grandes maléficios para a saúde, exemplos,câncer de pulmão, tuberculose, bronquite asmática, pneumonia etc. Muitos sabem que não devem usar essa droga, através de propagandas, campanhas etc. E tem muitos morrendo, não por falta de informação e sim  por falta de respeito a sua própria vida e  a dos outros que não tem nada a ver, pois está inalando a fumaça.
Esta droga que é o cigarro  mata o ser humano.


Aluna:Irani Borges

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Alimentação Saudável

O ser humano deve alimentar-se de elementos benéficos a sua saúde, é de suma importância a escolha correta desses elementos.
Para mantermos equilibrado o nosso organismo, devemos ingerir diariamente no mínimo dois litros de água potável, afim de que as células do nosso corpo estejam hidratadas. Sabemos que os nossos rins filtro do nosso organismo, necessitam de líquido suficiente para obter um bom desempenho de sua função. Devemos dar prioridade também as frutas, verduras, peixes e frango.
Devido a dificuldade em administrar bem o nosso tempo, muitas vezes optamos por alimentos industrializados  no qual na maioria das vezes contém alto teor de sal e gorduras, que favorece a hipertensão e outras enfermidades, tais como: diabetes, câncer etc. No momento esses alimentos saciam a nossa fome, resolve a situação,porém podem trazer consequências posteriores.
Falamos de alguns alimentos saudáveis, e de outros que são nocivos á nossa saúde. Precisamos escolher o melhor, afim de que vivamos bem alegres, felizes em perfeito bem estar físico, dispostos a enfrentar as adversidades da vida.


Aluna Marinalva Alves dos Reis Fraga.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Posição de defesa

A reportagem fala de uma luta de defesa pessoal,usada pelo exercito Israelense e por unidades policiais :como o BOPE Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro.
O Krav Magá,além de condicionamento físico também dá segurança mesmo que a pessoa não precise usar.
Pode ser praticada por homens,mulheres e até mesmo crianças.
O instrutor de Krav Magá na Bahia ensina além das técnicas que permitem a reação imediata à violência ,os alunos aprendem a se prevenirem prestando  mais atenção ao pegar o carro no estacionamento e em outros locais  onde costumam acontecerem assaltos .
A pessoa passa a ficar mais atenta  e se sentir segura .Em todo Brasil existem sessenta e uma academias de luta, sendo cinco em Salvador.

Aidil Gomes.

Consumo da vida moderna

     Amy Winehouse cantora consagrada pelo público de todas as idades, várias classes sociais, famosa, linda e com um poder aquisitivo de dá inveja a qualquer pessoa.
    Como muitos que por algum motivo entram no mundo das drogas para suportar ou até mesmo sobreviver, num meio tão conturbado cheio de pessoas variadas com ideias e conceitos diferentes, cobranças e até mesmo violência onde vive o mais forte.
    Muitos  preferem as drogas para fugir de algo ou de si mesmo pensando que a felicidade é momentânea, mas na verdade está colocando sua vida em risco por prazeres perigosos.
     Se as pessoas pensassem melhor chegariam a conclusão que a droga de nada vale, é mais uma bomba destrutiva que termina por destruir a auto-estima, valores, condutas e reputações. A cantora foi mais uma vítima da incoerência do homem irracional desse tempo moderno.


                Sivaldina Almeida Passos












Grafite a arte de pintar sentimentos

    O grafite é algo que surgiu nas ruas, da vontade dos jovens expressarem aquilo que estavam sentindo, ou apenas desenhar algo novo.
    O grafite é algo mas divulgado hoje do que era anos atrás.
    Alguns fazem confusão entre grafitar e pichar.
    Grafitar não são só desenhos em  prédios abandonados ou na esquina de uma rua é tambem uma forma de trabalho, vários lugares que querem dar um visual mais alegre a fachada de seu estabelecimento contratam um grafiteiro para fazer determinado desenho exclusivo e o nome do lugar de forma diferente.
   Já o ato de pichar se resume a símbolos onde são sujados fachadas de escolas, mercados, casas e vários outros lugares.
   O grafite com suas cores fortes e atitude marcante, traz das ruas para todos os lugares os pensamentos do artista.

Idenildes dos Santos Correia

terça-feira, 14 de junho de 2011

Resenha

    Polícia Federal prende doleiros e agora tenta identificar os clientes.Esta  mergulhou nas entranhas de um dos maiores escândalos financeiros do País .Numa enorme operação de combate à lavagem de dinheiro ela  prendeu 64  doleiros  e apreendeu dezenas de computadores e milhares de documentos em sete estados.Nãose sabe ainda os segredos que podem emergir do material, mas há uma lista de brasileiros que, desde então   ,está autorizada a perder o sono. A maioria dos doleiros começou a vida lucrando com a compra e venda  de moeda estrangeira , mas a partir dos anos 90 alguns se transformaram simulacros de banqueiros especializadosem esconder dinheiro no exterior.Criaram empresas, abriram contas bancárias e operavam como instituícões financeiras clandestinas.
     De 1999 a 2002, estima-se que eles transferiram  ao exterior 12 bilhões de dólares. A polícia agora vai tentar descobrir  os donos dessa fortuna.Não é uma missão fácil. Em meio a mais de 50.000 operações já identificadas, muitas são legítimas, mas as maiores estão ligadas a algum crime. O esquema funcionava como uma câmara  de compensação bancária.Um cliente que necessitasse remeter dinheiro para fora do País  faria a encomenda  ao doleiro , que recebia a quantia  em reais  no Brasil e creditava  no exterior  os dólares correspondentes.A polícia já sabe  que foi assim que sumiu parte  do dinheiro do TRT de S.Paulo e dos dólares   que abasteceram as contas  na Suíça  em nome de um tal  de Paulo Maluf.Antônio Oliveira Claramunt o Toninho da Barcelona, um megadoleiro  paulista preso na semana passada, teve os seus computadores apreendidos.Seus  arquivos , acredita   são os mais preciosos.
A compra de dólares  é uma  prática ilegal e perigosa e por isso o referido texto é essencial  para observarmos essa prática que só vai trazer  problemas para a sociedade. 

Souza, de Maurício hoje em dia Ag. O Globo.In:PF prende doleiros Revista Veja Editora Abril 2004.

Vera Lúcia de Oliveira Costa Baldoino.





Resenha

O referido texto aborda um tipo de doença, o déficit de atenção na infância. 
Ana Beatriz Barbosa Silva é psiquiatra e fala de sua experiência, da importância do diagnóstico precoce e afirma que embora não tenha cura, o transtorno permite uma vida normal e criativa.
Ana estava no 3º ano da faculdade de medicina. Tinha 19 anos.
Foi a um seminário em Chicago sobre depressão. Conseguiu errar tudo, o professor era John Ratey papa do deficit de atenção.
Quando a aula acabou foi atrás dele conversar sobre o seu comportamento desde a infância. Fez um teste que revelou que ela tinha TDA em grau grave. Ele então disse:"Sobreviver, você já sobreviveu. Sabe se virar, frequenta uma boa faculdade. Mas você mata um leão por dia."
Começou então o tratamento.
"Quem tem TDA presta muito atenção naquilo que desperta seu real interesse.
Por isso, é injusto falar de déficit de atenção. O que existe é uma atenção instável".
Quem nasçe com TDA não tem problema de inteligência, mas de administrar o tempo, fixar a atenção dar continuidade ao que inicia. O transtorno é muito mais comum do que se imagina.
Este conto expõe um problema de saúde da psquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, iniciado desde a infância, diagnosticado na fase adulta. Eu acredito que este texto tem como abordagem a valorização do diagnóstico precoce em relação ao comportamento humano.

SILVA,BARBOSA de. "Eu me achava burra." In: Ana Beatriz Barbosa Silva
Entrevista. Veja. Rio de Janeiro: 30 de Setembro 2009

Marluce Fagundes Oliveira                                                  



             

terça-feira, 17 de maio de 2011

As Travessuras de um Cãozinho

    Certa vez um cachorrinho de cinco meses de cabelos pretos ou quase pretos, pois o tempo os tornaram acinzentados, balançando o rabinho anuncia o começo de suas travessuras. Correndo pelos cantos da casa, não deixa seu pai um poodle de nove anos viver com descanso a sua idade.
 Tudo é só brincadeira a sandália na entrada da casa, o saco do mercado, a touca de cabelo, tudo é diversão. Nem mesmo os visitantes foram poupados de suas travessuras, uma vez a vizinha da casa à direita, inesperadamente, lá estava ela,com seus sapatos estragados pelo lindo animalzinho.
Que fazer? Se para ele, nada é racional e sim instintivo. É tudo diversão, não consegue ficar só, começa a chorar. Precisa de alguém ou algo para começar o seu dia. Mal amanhece e sua procura é percebida pelo seu latido suave. 

Marluce Fagundes.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Lição de moral

É complicado. Você estuda, luta para um dia conseguir alguma coisa no mercado de trabalho e de repente por qualquer motivo você perde uma boa oportunidade.
Veja bem minha mãe, pessoa do interior, semi- analfabeta, sempre reclamou o fato de que por brincadeira eu gostava de falar errado,escrevia a palavra certa,mas pronunciava errado. Isso teve um preço. Faz algum tempo, fui participar de uma seleção para telemarketing, e qual não foi meu aborrecimento, quando me arguiram eu falei a palavra "cliente" erradamente, pronunciei "criente". Ah! gente, como pude cometer um erro tão grave, logo essa, que é uma palavra tão usada nessa área de trabalho?
Bom que fique a lição. Seus conhecimentos serão levados onde quer que você vá, então, tenha orgulho do que aprendeu, pois atrevés da sua comunicação, perceberão o quanto você é ou não preparada para uma série de coisas. Ou então, acabará como eu: Eliminada na seleção e com marido e filhos gozando com sua cara.
Hercília Melo.

terça-feira, 19 de abril de 2011

O nosso lixo de cada dia

Fazemos parte de uma sociedade na qual,somos bastante mau educados. Na rua em que eu moro por por exemplo, os moradores não contribuem com a limpeza urbana, isso faz com que pensemos que no interior de sua casa, é igual ou pior. Eis um grande problema na rua em que moro,há seis meses , o caminhão da limpeza urbana causou um grande dano. Abriu uma cratera e até hoje está lá o problema, cada dia que passa o buraco crescendo mais e mais. Os "bonitos" dos moradores, simplesmente jogam lixo e essa cratera está com um esgoto a céu aberto, dominados por ratos baratas e etc, prejudicando os moradores mais próximos ao problema. E o órgão competente já foi acionado, no caso a "Embasa". Esta por sua vez, joga o problema para outro órgão, e assim, o empecilho continua até quando acontecer o pior, isto é quando as chuvas fortes caírem e causar grandes danos.

Rita martins ferreira

terça-feira, 12 de abril de 2011

O barulho do som de carro na rua

Na rua onde moro, todo fim de semana os rapazes e as moças ficam ouvindo músicas, dançando e bebendo com o som do carro.
Só que eles esquecem que o barulho do som,atrapalha e incomoda as pessoas que moram no local. Têm pessoas doentes que precisam de tranquilidade.
O som do carro é tão alto que não conseguimos conversar nem mesmo assistir televisão, enquanto eles se divertem sem  incomodar  as outras pessoas.
Na realidade existe um limite dado pela Sucom onde é permitido a altura do som, porém para não haver problema com os vizinhos , os incomodados preferm fechar suas portas e janelas e deixarem as coisas acontecerem ou fazem igual a mim quando está utrapassando o limite eu os chamo e peço para diminuir o volume.
Porém isso não faz com que eles percebam que existe  limite de altura permitido por lei.

Renildes Mendonça dos Santos.
.

terça-feira, 8 de março de 2011

O papel do docente na Contemporaneidade

Nos dias atuais as informações chegam rapidamente e o que antes demorava uma década para mudar,ocorre da noite para o dia .
Diante do contingente de informações e da facilidade de acesso a estas,o professor deve "traduzir"os ensinamentos de maneira que o aluno possa assegurar a produtividade do ensinamento.
Os docentes devem estar preparados para a arte do ensinar.Não basta ser um bom pesquisador,é preciso também ser um bom transmissor de conhecimentos.
No ensino médio é exigida a formação específica para ministrar aulas,já no ensino superior não há tal exigência,realidade que deve ser modificada,pois para transmitir conhecimentos não é suficiente apenas tê-los ou seja o educador deve ter a formação necessária para lecionar.
Existem profissionais extremamente habilitados em suas respectivas áreas e ainda cheios de profundo conhecimento,mas limitados quando o assunto é transmitir seus saberes.
Então ,o professor deve ser um aliado na construção do indivíduo e não simplesmente,um transmissor de disciplinas é fundamental que esse profissional esteja apto as contínuas mudanças do cotidiano desse modo é possível contribuir para o bom desempenho do educando.
Rosangela De Gino